Mais uma semana de quarentena e muita gente não vê a hora de dar uma saidinha para não pirar em casa.
A situação sobre o vírus ainda é alvo de muitas discussões que provavelmente não terminarão antes de acharmos uma vacina ou remédio, que de fato cure o paciente infectado.
Enquanto isso, que tal checar algumas dicas de como continuar sobrevivendo ao confinamento tranquilamente?
Seja solidário com quem precisa de ajuda
Se puder, ajude quem esteja em situação de maior necessidade. Antes de sair para fazer compras, verifique se seus vizinhos precisam de algo do mercado ou farmácia, assim menos pessoas saem às ruas e o risco de transmissão do vírus é menor. Se souber de pessoas que estejam doentes, ajude como puder, nem que seja preparando um chá ou uma refeição nesse momento de dificuldade.
Tenha em mãos números de emergência
Além do número 136 que já era utilizado para a Saúde, o Ministério da Saúde também disponibilizou um número de WhatsApp para que possam responder às perguntas dos cidadãos sobre o vírus e enviar conselhos de saúde confiáveis e oportunos. Basta salvar o número +556199380031 à agenda do telefone e iniciar uma conversa com um “Oi”.
Ministério da saúde – https://saude.gov.br/ e https://coronavirus.saude.gov.br/
Se você ainda não mudou sua rotina ao voltar para casa, considere tentar agora.
Separe seus calçados e deixe-os ventilando, se possível fora da casa. Higienize compras e sacolas assim que chegar e depois higienize a bancada que tiver utilizado.
Seja criativo e faça algo completamente diferente da sua rotina.
Toque um instrumento, escreva um conto, desenhe uma paisagem, pinte. Comprometa-se e crie uma “obra de arte” e dê de presente para alguém querido quando a quarentena acabar. Dessa forma você se mantém ocupado, criando e produzindo.
Seja gentil com quem está passando esse período com você.
Todos estamos no mesmo barco. Se estiver confinado com mais pessoas, faça desse período um período de aprendizado. Ouça o outro com atenção, mas também converse, desabafe. Mostre empatia nesse momento tão diferente de tudo que já passamos.
Mantenha contato social (virtual)
Use a tecnologia a seu favor. Mantenha contato (virtual) não só com colegas de trabalho, mas também com amigos e familiares. Reconecte-se com quem estiver distante. Fale com as pessoas, converse, faça vídeo chamadas, divirta-se. O isolamento é físico, ninguém precisa passar por isso sozinho.
Seja positivo
Apesar das notícias serem um pouco tensas, use esse período para refletir, crescer, conhecer-se melhor.
Para manter a tranquilidade, tente meditar. Se ainda não tem costume de meditar, assista vídeos de meditação guiada, gratuitos, no YouTube:
Acesse em português ou inglês!
Mantenha a mente trabalhando
Coloque na sua lista de afazeres algumas atividades que queria fazer há tempos, como ler livros, maratonar aquela série que todo mundo comenta, organizar álbuns de fotos e as que estão no celular, fazer aquela faxina em algum cantinho específico. Aproveite e faça uma limpeza e veja se pode doar alguns itens que não usa há mais de seis meses. Coloque a energia para circular e verá que isso fará bem para você e pode beneficiar outras pessoas também.