Nos últimos anos o aumento do uso de celulares, computadores, filmadoras e outros aparelhos eletrônicos gerou um aumento do consumo de pilhas e baterias. Muitas dessas pilhas e baterias contêm líquidos tóxicos como metais pesados (como mercúrio, cádmio, níquel) e substâncias que contém esses metais.
Quando essas pilhas e baterias são descartadas inadequadamente, elas podem ser amassadas ou estourarem, deixando vazar o líquido tóxico de seus interiores. Por não serem biodegradáveis, essas substâncias acumulam na natureza, podendo contaminar o solo, lençóis freáticos, podendo chegar aos rios e lagos. O contato com essas substâncias também pode prejudicar o nosso organismo, causando doenças no sistema nervoso, rins, ossos, podendo inclusive causar câncer. Por isso, devemos sempre descartar pilhas e baterias em locais apropriados, onde seja feita a coleta desse material para reciclagem, e não nos lixos comuns.
As pilhas e baterias podem ser recicladas, reutilizadas ou ainda podem passar por algum tipo de tratamento que possibilite um descarte não nocivo ao meio ambiente.
A legislação brasileira, por meio da resolução nº 257 do Conama (Conselho Nacional do Meio Ambiente), determina que os fabricantes devem inserir, nos rótulos dos produtos, informações sobre o perigo do descarte incorreto das pilhas e baterias automotivas e de celular no lixo comum. Além disso, a responsabilidade por recolher e encaminhar adequadamente as pilhas após o uso é do fabricante.
Como consumidor, você pode separar o lixo tóxico do restante, facilitando a coleta e posterior armazenagem em aterros especiais. Outra opção é enviar ao fabricante, pois dessa forma você também o alertará de sua preocupação, o que pode fazer com que todos os fabricantes tomem consciência de sua responsabilidade como produtores, tomando medidas paras o destino correto do produto após o uso. Existem ainda pontos de coleta de pilhas e baterias em estabelecimentos que as comercializam ou assistências técnicas autorizadas e eles se responsabilizam de repassá-las aos fabricantes ou importadoras.
Os primeiros passos para o descarte correto de pilhas e baterias, ocorre justamente nas escolhas para aquisição e uso desses tipos de produto:
- Escolha pilhas recarregáveis, pois têm mais durabilidade.
- As pilhas alcalinas não contêm metais pesados em sua composição.
- Já as pilhas comuns (inclusive as recarregáveis) possuem mercúrio, cádmio e chumbo e devem ser devolvidas ao fabricante após o uso.
- Não adquira produtos piratas, pois a procedência duvidosa pode trazer materiais mais tóxicos do que os regulamentados.
- Verifique se a embalagem contém informação de que a pilha pode ser descartada no lixo comum.
- Retire as pilhas dos equipamentos, se eles ficarem muito tempo sem uso.
- Nunca guarde pilhas e baterias em locais expostos ao calor e à umidade, o que evita vazamento do seu conteúdo.
Caso esteja de mudança e possua pilhas e baterias para descartar, avise o coordenador de sua mudança, podemos fazer o descarte correto desses materiais para você.