Mudar de casa, seja para o mesmo bairro ou para outro país, é um processo com muitos detalhes, especialmente se você tem um pet como membro da família. Se você olhar para a sua casa do ponto de vista de seus pets, verá que para eles, a casa é mais do que um lar, é o território deles. A mudança com pets, se não for bem planejada, pode ser complicada. Se uma mudança com pets pode ser estressante para nós, humanos, imagine para eles que não entendem que estão de mudança. E por mais obediente e esperto que seu pet seja, não é possível conversar com ele antes da mudança e pedir que ele se comporte durante a embalagem e transporte, enquanto você cuida de todos os preparativos.
Então, assim que você decidir se mudar, considere como irá transportar sua família de quatro patas para a nova casa.
Antes da mudança
Se tiver gatos, primeiro tente acostumá-los com a caixa de transporte. Deixe a porta da caixa aberta e coloque um cobertor deles ou um brinquedo ou petisco, fazendo com que essa seja uma experiência positiva. Quando seu gatinho estiver confortável com a caixa, tente levá-lo para uma volta de carro. Comece com passeios rápidos, de 5 a 10 minutos, até que seu peludo esteja mais acostumado com os barulhos e impactos de um passeio de carro. Enquanto começar a organizar as coisas de casa para a mudança, deixe -o a vontade para cheirar e perceber a movimentação.
Se tiver cães, leve-os para conhecer a nova casa antes da mudança, se possível. Deixe-o acostumar e se familiarizar com os novos cheiros e com a vizinhança. Quando estiver se organizando para a mudança, evite deixá-lo preso ou isolado em algum cômodo e permita que ele investigue a movimentação.
No dia da mudança
Como há uma constante movimentação das caixas e embalagens, coloque seu gato em um cômodo com a caixa de transporte, a caixa de areia, água e comida. Coloque uma placa ou aviso na porta de que o gato está lá dentro e pode fugir, pode ser bem útil.
Para cachorros, você pode designar alguém da família, que não precisará acompanhar de perto a embalagem, para cuidar deles, mas seria mais tranquilo para você e para o seu pet se você o deixasse na casa de outra pessoa que possa dar a ele carinho, atenção e cuidados durante o dia da embalagem.
Transporte
Tenha certeza de que seus pets estão usando coleiras e que as tags estejam com telefone e endereço atualizados. Caso a viagem seja longa, seus pets terão que estar acostumados com a caixa de transporte ou com a própria viagem antes da mudança. Se for de carro, programe-se para fazer paradas no caminho em locais que aceitem pets. Se sua viagem for de avião, confirme com bastante antecedência as exigências da companhia aérea e do local de destino. Não esqueça de levar as informações veterinárias de seu pet com você, na mala de mão.
Chegada e adaptação na nova residência
Inspecione a residência (por dentro e por fora) antes de levar o pet, do ponto de vista dele. Confirme se nada na casa pode machucá-los como fios soltos ou pendurados em cortinas ou persianas e que as saídas estão bem protegidas, como janelas, portas e eventuais passagens para o ambiente externo. Nos primeiros dias é normal que gatos “desapareçam” dentro de casa ou deixem de comer ou de usar a caixa de areia. É possível até que eles tentem fugir, em busca de um ambiente ou cheiro que lhes seja familiar. Mantenha a rotina anterior como forma de transparecer que tudo voltará a ser como antes. Você pode ainda escolher um cômodo que seja escolhido como refúgio e deixe uma roupa usada para que fique o seu cheiro. Quando o gatinho estiver familiarizado, ele começará a explorar novos cômodos.
Explore a nova residência com seu cão assim que a equipe da transportadora deixar a residência, ele certamente estará ansioso por isso. O quanto antes ele se acostumar com os cheiros do novo ambiente, antes ele se sentirá em casa. Assim como os gatos, volte à sua rotina com seu pet o quanto antes possível. Estabeleça uma rotina de passeios e faça a mesma rota para ele se acostumar. Durante esse período de adaptação, se possível, permita-se ficar em casa com seu pet após a mudança e antes de voltar ao trabalho. Saia de casa por curtos períodos para que os pets se acostumem a ficar sozinhos em casa. Não os deixe do lado de fora se não estiver em casa, alguns pets podem tentar fugir para encontrar o seu antigo e familiar território.
Encontre um novo veterinário para seu pet, se for o caso. Se você se mudou para longe, pode pedir recomendações aos vizinhos sobre bons veterinários e faça uma visita para conhecê-los, assim você já terá contatos para o caso de qualquer emergência com seu pet.
Assim como humanos, cada pet é único e tem a sua própria personalidade. Ninguém melhor do que você para prever como será a transferência para a nova residência. No caso de pets muito irritadiços, converse com seu veterinário de confiança e veja qual a melhor recomendação para tornar esse momento o mais tranquilo e seguro possível para você e seu melhor amigo.